Notícias

A Verdade Sobre a ATEPELI de Santa Maria da Feira: Quando a Realidade Diverge da Propaganda

A Verdade Sobre a ATEPELI de Santa Maria da Feira: Quando a Realidade Diverge da Propaganda

A ATEPELI, uma prestigiada empresa ligada ao grupo multinacional Louis Vuitton, é frequentemente elogiada pelas suas instalações modernas e infraestruturas de ponta. No entanto, o Sindicato Nacional do Calçado, Malas e Afins (SNPIC) tem recebido inúmeros relatos de práticas que contradizem a política interna de bem-estar físico e mental, segurança dos trabalhadores e comunicação aberta que a empresa alega praticar.

 

Uma Realidade Desconcertante


Desde há cerca de um ano, o SNPIC tem sido abordado por diversos trabalhadores da ATEPELI que relatam uma deterioração significativa nos valores e práticas da empresa. Esta mudança coincide com alterações na direção e nos recursos humanos, que parecem ter desencadeado um clima de insatisfação e mal-estar entre os trabalhadores.

 

Encerramento das Instalações e Injustiças


Durante o verão, a empresa pediu aos trabalhadores que não tinham férias para ficarem em casa, encerrando as instalações por completo e cumprindo a lei ao pagar esse tempo. No entanto, com a mudança dos Recursos Humanos, a empresa veio a exigir ou pressionar os trabalhadores a compensarem as horas que ficaram em casa ou a pagarem financeiramente, cometendo assim uma ilegalidade e injustiça que os trabalhadores não aceitam.

 

Pressões e Penalizações Injustas


Os relatos indicam que a administração da ATEPELI tem exercido enorme pressão sobre os trabalhadores para desencorajar a associação sindical e a unidade entre eles. As decisões são tomadas unilateralmente, sem considerar a opinião dos trabalhadores, especialmente no que toca à definição do mapa de férias.

Um exemplo flagrante das práticas desumanas da empresa envolve uma chefia que, após sofrer de stress, pressão e ansiedade, chegou ao ponto de esgotamento profissional (burnout). Esta encarregada foi disciplinarmente advertida por supostamente não cuidar do bem-estar de uma colega de trabalho, apesar de ter seguido todas as recomendações médicas. A situação culminou na não renovação do contrato da trabalhadora afetada, evidenciando a falta de consideração da ATEPELI pelo bem-estar dos seus empregados. E isto é só um dos exemplos.

 

A Luta do SNPIC Pelos Trabalhadores


O SNPIC tem estado ao lado dos trabalhadores da ATEPELI, participando em plenários e disponibilizando apoio contínuo. Queremos deixar claro que, mesmo em grandes multinacionais, injustiças e desrespeito pelos trabalhadores não devem ser tolerados. A saúde mental e a dignidade dos trabalhadores são fundamentais, e o medo de perder o emprego não deve impedir a luta por condições justas e humanas.

 

Os trabalhadores da ATEPELI exigem um departamento de recursos humanos que os escute, que seja tolerante e compreensivo. O espírito empreendedor que a empresa afirma nutrir não pode jamais sobrepor-se aos valores e à dignidade dos trabalhadores.

 

Um Apelo à União e Sindicalização


Trabalhadores da ATEPELI, saibam que o SNPIC está convosco, assim como com a vossa chefe neste momento de baixa médica por motivos psicológicos causados pela empresa. A injustiça não deve ser tolerada, e juntos podemos lutar por um ambiente de trabalho mais justo e humano. Sindicalizem-se e façam ouvir as vossas vozes. O SNPIC está aqui para garantir que os vossos direitos sejam respeitados.

A ATEPELI deve compreender que o seu maior valor está nos trabalhadores, e não nas infraestruturas. A verdadeira riqueza de uma empresa reside no bem-estar e na satisfação dos seus trabalhadores. Unidos, podemos garantir que a lei e a justiça prevaleçam, mesmo diante de uma multinacional como o grupo Louis Vuitton.


O Sindicato defende a criação e preservação dos postos de trabalho, respeitando os trabalhadores e dando dignidade. Estamos sempre disponíveis para dialogar, seja com os trabalhadores, seja com as empresas, no sentido de melhorar as relações de ambas as partes.

Não te deixes intimidar, o medo é a fonte de riqueza da entidade patronal!

 

Sindicalizem-se e juntem-se a nós na luta por um ambiente de trabalho mais justo e humano. O SNPIC está aqui para apoiar e proteger os direitos de todos os trabalhadores.

Partilha com os teus conhecidos!

CGTP - Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses
FESETE - Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal

Sindicato Nacional dos Profissionais da Indústria e Comércio do Calçado, Malas e Afins

SEDE
Av. Benjamim Araújo, 113
3701-912 S. João da Madeira

HORÁRIO
2ª a 6ª feira 9:30-12:30 / 14:00-18:30

CONTACTOS
snpic@snpic.pt
968 929 744
(Chamada para rede móvel nacional)

Sindicato

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.