Notícias

Medo de lutar: Por que os trabalhadores do setor do calçado precisam de lutar pelos seus direitos.

Medo de lutar: Por que os trabalhadores do setor do calçado precisam de lutar pelos seus direitos.

O setor do calçado é um dos mais importantes para a economia portuguesa, mas é também um dos setores em que os trabalhadores são mais desvalorizados e mal remunerados. É urgente que se façam mudanças para que os trabalhadores tenham condições dignas de trabalho e um salário justo. O Sindicato Nacional do Calçado, Malas e Afins (SNPIC) é uma das entidades responsáveis por proteger os trabalhadores deste setor, mas muitos trabalhadores continuam a queixar-se, mas não fazem nada além disso.

A verdade é que somente a manifestação de descontentamento não é suficiente. É necessário que os trabalhadores se unam e lutem de verdade pelos seus direitos. O setor do calçado é um dos mais lucrativos em Portugal, tendo alcançado um recorde histórico de exportações no ano passado, ultrapassou os 2 mil milhões de euros. No entanto, os empresários ainda ambicionam mais e pretendem atingir os 3 mil milhões de euros. E os trabalhadores? O que é que vocês ambicionam?

Os empresários têm a falsa ideia de que os trabalhadores não fazem nada, e muitos trabalhadores têm medo de reclamar, por receio de serem despedidos. É importante que os trabalhadores entendam que não podem ser despedidos injustamente, e que a lei os protege. Se estão infelizes num trabalho mal remunerado e sem progressão na carreira, porque não lutam pelos vossos direitos e pelos direitos do setor do calçado?

Um dos problemas no setor é o contrato coletivo de trabalho. Embora traga benefícios, permite que os empresários paguem salários baixos, carreiras congeladas e um subsídio de alimentação mínimo de 2,5 euros, há 10 anos. Sem uma negociação coletiva justa, o setor continuará a não valorizar os trabalhadores. A Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (Apiccaps) deve negociar o contrato coletivo do setor do calçado de boa-fé com a FESETE e dar dignidade aos trabalhadores.

É importante refletir que pior do que não lutar pelos direitos e melhores condições é condenar quem o faz. Essa atitude é egoísta e covarde. Na luta de poucos, muitos vão beneficiar. Os trabalhadores do setor devem estar cientes de que se não se unirem e lutarem por pelos seus direitos, correm o risco de viver num ambiente de trabalho opressivo, como ocorre em países como a China e Rússia.

Quem está bem, deve colocar-se no lugar do outro e pensar que um dia pode estar mal. É importante lutar pelos direitos e por melhores condições para todos os trabalhadores, não só para si mesmos. O SNPIC está aqui para proteger os trabalhadores do setor do calçado, mas é importante que os trabalhadores se unam e lutem, porque só assim será possível alcançar uma mudança real e significativa.

Partilha com os teus conhecidos!

CGTP - Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses
FESETE - Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal

Sindicato Nacional dos Profissionais da Indústria e Comércio do Calçado, Malas e Afins

SEDE
Av. Benjamim Araújo, 113
3701-912 S. João da Madeira

HORÁRIO
2ª a 6ª feira 9:30-12:30 / 14:00-18:30

CONTACTOS
snpic@snpic.pt
968 929 744
(Chamada para rede móvel nacional)

Sindicato

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.