O SNPIC - Sindicato Nacional do Calçado, Malas e Afins existe porque os trabalhadores precisam de ser representados. Somos nós, os trabalhadores do setor do calçado, que fazemos o sindicato existir.
Queremos que todos os trabalhadores do setor saibam que apoiamos a luta por reivindicações justas nas empresas. O SNPIC está e estará ao lado de todos os trabalhadores, estejam eles bem ou que sejam desrespeitados, que não tenham os seus direitos garantidos ou que procurem aumentos salariais justos, condições de trabalho adequadas ou mesmo um subsídio de alimentação realmente digno.
Nós apoiamos e iremos apoiar mais ainda a vossa luta, que é nossa também, de todos os trabalhadores.
Olhem o exemplo da maioria dos empresários, são unidos e compactuam na desvalorização da nossa carreira profissional e estão a conseguir. Se os trabalhadores se unirem para combater esta injustiça, ganhamos!
Quando ouvimos frases como "o sindicato não faz nada" ou "eu ganho 2.50€ ou pouco mais de subsídio de alimentação e vocês não fazem nada", não é o sindicato que está a falhar, mas sim a falta de compreensão sobre o papel do sindicato.
A FESETE, de que o SNPIC faz parte, existe para proteger e aumentar os direitos dos trabalhadores, enquanto a APICCAPS vulgo, sindicato dos patrões, existe para proteger os interesses dos empresários. A FESETE junto com os seus sindicatos negoceia o contrato coletivo do setor do calçado com a APICCAPS e os seus empresários. A APICCAPS exige que as negociações sejam em privado, porque se fosse em publico a APICCAPS sabe a revolução que os trabalhadores fariam. Seja em privado ou publicamente, tem de haver negociação coletiva!
Perguntem à APICCAPS porque ainda ganham somente 2.5 euros de subsídio de alimentação ou pouco mais e têm as carreiras congeladas! O SNPIC está a ser alvo de tentativas de nos silenciar por parte da APICCAPS. Esta associação patronal acredita seriamente que manda nos trabalhadores do setor do calçado, que é dona do setor, que está acima da nossa instituição ou ingenuamente acredita que manda no sindicato dos trabalhadores, o nosso sindicato.
Para que fique claro, a APICCAPS ao que parece, considera as nossas publicações "insultuosas" e perante isso nós dizemos que factos não são insultos e o que nos leva a dizer que as próprias palavras ditas por essa associação são uma falácia, uma mentira: "os sindicatos têm toda a legitimidade para promoverem as ações que entendam, no âmbito do processo negocial" - diz APICCAPS.
A APICCAPS quer retirar direitos em favor dos empresários, censura ou censurou trabalhadores, tem como presidente o empresário Luís Onofre, que mentiu ao declarar que iria aumentar salários em Outubro quando não o fez, tendo sido o SNPIC a desmascarar a verdade e os trabalhadores acabaram por receber alguma recompensa da promessa do empresário.
Estaremos sempre ao lado dos trabalhadores na luta pelos seus direitos. Por isso, denunciem situações injustas e informem o SNPIC sobre as lutas internas. Não permitam que as empresas vos desrespeitem e não compactuem com empresas que não cumprem a lei, pois vocês, os trabalhadores, serão sempre prejudicados.
O SNPIC quer ajudar, mas precisamos de ser chamados. Não sabemos o que não vemos. A balança está inclinada a favor dos empresários, mas os trabalhadores são mais e muito mais fortes. Precisamos de nos unir para "pesar" mais, juntos!
(Manifestação em frente à Loja do Presidente da Apiccaps e empresário Luis Onofre)