Notícias

A APICCAPS assume “orgulhosamente” o crescimento económico do setor do calçado

A Apiccaps assume “orgulhosamente” o crescimento económico do setor do calçado
Isso é bom para os trabalhadores?! Deveria ser e tem que ser!
Portugal exportou, no primeiro trimestre do ano, 21 milhões de pares de calçado, no valor de 493 milhões de euros. Relativamente ao ano anterior, assinala-se um crescimento de 25,2%.

O calçado português está a crescer em praticamente todos os mercados mais relevantes. Na Europa, o crescimento ascende a 23,2%, com destaque para os crescimentos na Alemanha (mais 17% para 111 milhões de euros), França (mais 24,2% para 106 milhões de euros) e Países Baixos (mais 28,7% para 75 milhões de euros). De igual modo, continua o bom desempenho no Reino Unido: crescimento de 29,5% para 28 milhões de euros.

O maior destaque está, no entanto, relacionado com o crescimento do calçado português em mercados extra-comunitários. Nos EUA, em particular, o crescimento é de 64,8% para 22 milhões de euros. Também no Canadá (mais 62% para 5 milhões de euros), China (mais 96% para 3,8 milhões de euros) e Japão (mais 37,4% para 2,5 milhões de euros) o calçado português está a registar uma excelente performance.   

“Não obstante todas as condicionantes externas, os indicadores sugerem que 2022 será um ano de afirmação do calçado português nos mercados internacionais”, considera Luís Onofre. “As exportações cresceram não só face ao ano anterior, como já suplantaram as de 2019, o ano imediatamente anterior à pandemia”.

A REALIDADE É ESTA

Trabalhadores, ao lermos isto, pensamos: Vamos ser reconhecidos pelos nosso esforço e dedicação. Porque estas boas notícias, todo o crescimento da indústria, deve-se além dos empresários, a nós, os TRABALHADORES!

Estas noticias deveriam ser motivo de alegrias para os trabalhadores do setor do calçado. E são na realidade. 

junto com grande tristeza e angustia, pois a APICCAPS cujo Luís Onofre é Presidente, não negoceia o contrato coletivo de trabalho, sem em contra-partida retirar os poucos direiros que ainda restam aos trabalhadores do setor. 

Sem luta vamos perder os nossos direitos e em 2023 vamos ter empresas a pagar salário minímo para todos - subsídio de refeição de 2.5€ 

Salario-sem-negociacao.jpg

VAMOS UNIR-NOS, JUNTOS VAMOS FAZER UMA MANIFESTAÇÃO À PORTA DA APICCAPS ? DIA 11 DE OUTUBRO.

Fala com o sindicato para saberes mais informações, nomeadamente transporte. 


#snpic #CGTP #fesete #sindicatocalcado #inonofre #apiccaps #shoes #shoesfashion #calçados #TrabalhadoresEmLuta #portugueseshoes

Partilha com os teus conhecidos!

CGTP - Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses
FESETE - Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal

Sindicato Nacional dos Profissionais da Indústria e Comércio do Calçado, Malas e Afins

SEDE
Av. Benjamim Araújo, 113
3701-912 S. João da Madeira

HORÁRIO
2ª a 6ª feira 9:30-12:30 / 14:00-18:30

CONTACTOS
snpic@snpic.pt
968 929 744
(Chamada para rede móvel nacional)

Sindicato

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.