Notícias

Empresas do calçado ganham dinheiro público, mas e os trabalhadores?

Empresas do calçado ganham dinheiro público, mas e os trabalhadores?

É revoltante observar como 120 empresas da fileira do calçado, assinaram um compromisso "verde" para contribuir para um planeta neutro em carbono, ao passo que o setor do calçado negligencia os direitos e o bem-estar dos trabalhadores que sustentam o seu sucesso. O acesso às verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) deveria ser condicionado a práticas justas e responsáveis, e não somente à preocupação com o meio ambiente. Nós, trabalhadores e cidadãos, não podemos ficar calados diante dessa distribuição injusta do PRR!

Como é possível que possa haver empresas que mantêm os trabalhadores no salário mínimo e carreiras congeladas, pagam subsídios de alimentação de apenas 2,5 euros ou pouco mais e possam ser beneficiadas por um programa que visa impulsionar a economia e promover a sustentabilidade? Isso só demonstra a hipocrisia do sistema e a necessidade de uma mudança urgente.

Além disso, associações como a APICCAPS, que não negociam contratos coletivos de trabalho de boa-fé, contribuem para a perpetuação de práticas inadequadas no mercado de trabalho. Tais associações não deveriam ter acesso a dinheiro público, já que não atuam de acordo com princípios justos e responsáveis.

É hora de nós, trabalhadores e cidadãos, exigirmos uma distribuição justa das verbas do PRR! Não podemos permitir que o dinheiro destinado à recuperação do nosso país seja usado para beneficiar apenas os interesses das empresas, enquanto os trabalhadores continuam a ser praticamente explorados.

Precisamos de nos unir e lutar pelos nossos direitos, exigir transparência e justiça nas negociações dos contratos coletivos de trabalho e na distribuição das verbas do PRR. A sustentabilidade do nosso país e do planeta deve incluir também e principalmente o bem-estar e a dignidade dos trabalhadores.

Portanto, levantemos a nossa voz, participemos ativamente da luta pelos nossos direitos e exijamos que a distribuição das verbas do PRR seja justa e responsável. A verdadeira sustentabilidade passa pelo respeito aos trabalhadores e à justiça social!

Partilha com os teus conhecidos!

CGTP - Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses
FESETE - Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal

Sindicato Nacional dos Profissionais da Indústria e Comércio do Calçado, Malas e Afins

SEDE
Av. Benjamim Araújo, 113
3701-912 S. João da Madeira

HORÁRIO
2ª a 6ª feira 9:30-12:30 / 14:00-18:30

CONTACTOS
snpic@snpic.pt
968 929 744
(Chamada para rede móvel nacional)

Sindicato

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.