O setor do calçado em Portugal está a desenvolver uma nova geração de produtos sustentáveis, com o objetivo de se tornar uma referência internacional no setor. A Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS) lidera o projeto "BioShoes4All", que visa a produção de novos biomateriais e componentes de calçado e marroquinaria, alicerçados nos princípios da bioeconomia circular e do desenvolvimento sustentável. O projeto conta com um consórcio de 70 parceiros, que irão partilhar recursos, riscos e oportunidades para desenvolver cerca de 50 novos produtos com melhor pegada ecológica nos próximos três anos.
O projeto BioShoes4All será cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e é composto por cinco pilares de intervenção: Biomateriais, Calçado Ecológico, Economia Circular, Tecnologias Avançadas de Produção e Capacitação e Promoção.
Através de ações de investigação, desenvolvimento e inovação, incluindo novas linhas de produção e investimentos produtivos, o projeto visa aumentar o ciclo de vida dos materiais, melhorar a gestão de recursos, a neutralidade carbónica e a competitividade do setor à escala internacional.
Apesar dos avanços no setor do calçado, a APICCAPS não reconhece que os trabalhadores enfrentam dificuldades. A negociação coletiva é praticamente inexistente e a APICCAPS continua a gerir dinheiro público como o PRR. A nova geração de produtos do setor é um passo na direção certa, mas é necessário garantir que os trabalhadores também sejam beneficiados.